Igreja Matriz de Maranguape

Foto: Pedro Feitoza.

Sítio onde nasceu Chico Anysio

Foto: Pedro Feitoza.

Praça em homenagem ao historiador Capistrano de Abreu

Foto: Raquel Jennyfer.

Pedra da Rajada

Pico com 920m.Foto: Rafael Sousa

Noite na cidade

Foto: Rafael Machado.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Estação Ferroviária de Maranguape - Parte 1



O trem

Quando começou a ser construída a estrada de ferro de Fortaleza-Baturité, Maranguape se arregimentou para entrar no trajeto. Vimos que este sonho foi conseguido, em 1875, quando o trem chegou à estação do Distrito de Maracanaú
e, plenificado de fato quando foi inaugurada a estação de Maranguape-sede, em 1893.

Os cronistas da época registraram as mais surpreendentes reações dos habitantes diante da chegada do trem. As pessoas se vestiam com sua melhor roupa para saudar a máquina que assinalava um marco respeitável de progresso e alargava as possibilidades do desenvolvimento.

Dos sítios desciam os serranos para ver o bicho. Os comentários e comportamentos que praticavam passaram a fazer parte do anedotário da cidade, como ocorria em todos os lugares em frente ao inusitado.

Estação de Maranguape. Foto não datada. Reprodução do Livro "Maranguape" de Juarez Leitão.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Empresa São Paulo: 87 anos servindo seus usuários com bons serviços




Com mais de 85 anos em atividade no transporte de passageiros, a Empresa São Paulo é uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil, sendo a mais antiga do Ceará sob a direção de uma única família. Tudo começou ainda no final da década de 1920, quando seu fundador, Anastácio Braga, começou a linha regular ligando a capital ao município do historiador Capistrano de Abreu e do humorista Chico Anysio.



Anastácio Braga, conhecido como “Tácio Braga”, nasceu em 3 de setembro de 1900 na pequena cidade de Maranguape, onde logo aos 21 anos de idade, formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Considerado um dos pioneiros a manter a linha Fortaleza/ Maranguape, colocou o primeiro ônibus da Empresa em circulação no dia 12 de junho de 1928.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Jornal O Maranguape - Edição 2/43 - 06.03.1938

Breve Histórico do primeiro jornal em Maranguape

No dia 1º de fevereiro de 1874, circulou o primeiro jornal de Maranguape. Fundado pelos irmãos Conde, Justiniano, Francisco e João Oliveira, tinha o nome de “Maranguapense” e era semanal. De teor literário, comercial e noticioso, nele colaboraram Capistrano de Abreu, José Sombra e Martinho Rodrigues, dentre outros intelectuais da terra. Era impresso na Tipografia Industrial, empresa gráfica de João Conde.
Já com a denominação de “O Maranguape”, em períodos distintos, existiram cinco jornais na cidade.Fonte: Livro "Maranguape" de Juarez Leitão.


Jornal O Maranguape
Cliquem na imagem para abrir o jornal em tela cheia

Essa é a 2ª edição de 43 publicações.
► Edição 2/43 - 06.03.1938
Espero que gostem da plataforma de leitura, deu bastante trabalho editar. Quanto a algumas páginas que estão ilegíveis, não tem como melhorar pois esses arquivos já estão escaneados e foram encontrados na Biblioteca Nacional, a este órgão nosso obrigado por mantê-los disponíveis.
▼ Ou Cliquem no link abaixo para abrir o jornal em tela cheia:
http://joom.ag/Q1Ip





 
Voltar ao Topo

© Maranguape Fotos 2014 - 2021. Todos os direitos reservados.
Criado por: Pedro Feitoza.
Distribuído por Blogger.