Igreja Matriz de Maranguape

Foto: Pedro Feitoza.

Sítio onde nasceu Chico Anysio

Foto: Pedro Feitoza.

Praça em homenagem ao historiador Capistrano de Abreu

Foto: Raquel Jennyfer.

Pedra da Rajada

Pico com 920m.Foto: Rafael Sousa

Noite na cidade

Foto: Rafael Machado.

sábado, 29 de agosto de 2015

Robert Joseph Braquehais, o “francês de Maranguape”

Corria o ano de 1930 quando chegou a Maranguape um moço francês. Chamava-se Robert Joseph Braquehais, e tinha 28 anos.

Nascera na cidade de Brionne, na região da Normandia, em 1902. Vinha para trabalhar como técnico na “Fábrica Maranguape”, uma empresa da família Gradvohl, judeus franceses que produziam tecidos de algodão para sacaria e roupas rústicas.

Braquehais mais tarde trouxe a esposa, a madame Janete, e integrou-se completamente a sociedade local, revelando-se um líder.

Robert Joseph Braquehais, o “francês de Maranguape”

Em todos os empreendimentos sociais e desportivos da cidade, envolvia-se o francês com o entusiasmo que a todos contagiava. Durante anos comandou a seleção de Maranguape, levando-a a históricas conquistas, como a de Campeã do Primeiro Intermunicipal Cearense de Futebol, em 1940.
 

Quando veio a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o “francês de Maranguape” partiu para a Europa, alistando-se como voluntário para combater por seu país de origem contra a tirania nazista. Conseguiu sobreviver e, ao voltar, em 1945, foi recebido como um herói, com todas as honras que a cidade pode lhe oferecer.
 

Os filhos de Robert Braquehais, Jean Robert (falecido em 1980) e Huguette (desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceara), receberam abalizada educação, continuando a honrar o nome que trouxeram.
 

Robert Braquehais faleceu aos 59 anos, em 1961. Em sua homenagem existe uma rua no bairro Parque Santa Fé em Maranguape.
 

Fonte: Livro "Maranguape" de Juarez Leitão.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A bandeira do município de Maranguape

A bandeira do município foi idealizada por André Soares Bandeira para concorrer ao concurso realizado pela Gestão Municipal. 

Instituída oficialmente por Lei nº 612, de 21 de Outubro de 1971 do Prefeito Paulo Afonso Cirino Nogueira, tem o tamanho modular de vinte por quinze, cortada por duas diagonais, formando quatro triângulos nas cores verde e branca.


Bandeira de Maranguape - Redesign: Pedro Feitoza


Ao centro das duas diagonais, um círculo com raio de três módulos, em azul, dividido por uma faixa amarela com a palavra Maranguape, encimado por uma serra verde e uma estrela branca representando o Distrito – Sede. Embaixo, as demais estrelas representando os distritos de Sapupara, Ladeira Grande, Umarizeiras, Lages, Penedo, Jubaia, Papara, Cachoeira, Tanques, Amanari, São João do Amanari, Itapebussu, Lagoa do Juvenal, Manoel Guedes, Vertentes do Lagedo e Antonio Marques.


Leia na íntegra os documentos digitalizados

Projeto enviado pelo autor ao concurso.
Projeto de Lei.
Lei sancionada
Matéria no jornal O Povo

Colaboração: Professor André Soares Bandeira

sábado, 15 de agosto de 2015

Distrito de Papara, Maranguape



Iliduina Menêzes Martins, professora no distrito de Papara, fez este levantamento ao chegar na comunidade a partir de 1983 onde mora até hoje.

Na pesquisa realizada contou-se que a referida região era um lugar coberto por matas com apenas quatro casinhas: a primeira no começo da parede do açude, a segunda na ponta da parede do mesmo açude, a terceira no alto do sangradouro e a quarta na rua de baixo.

Nestas casinhas moravam os primeiros habitantes desta localidade, o Sr. Pedro Lucas Sampaio e família, Faustino Tangueira e família, Sr. Francisco e Sra. Angélica e mais alguns moradores que não foram citados, todos já falecidos.

Por motivo de tantas dificuldades pela qual passavam aquela pequena população, lá pelos anos de 1900, foi projetado e logo construído um açude nesta localidade, que muito melhorou a vida dos seus humildes habitantes.


“O açude Papara, localizado 6,6km ao norte do Rio Juá, na estrada Maranguape-Guaramiranga, foi construído pela Comissão do Açude Quixadá, chefiado pelo Engenheiro Bernard Piquet Carneiro, fiscal da Estrada de Ferro de Baturité. “A obra consta de uma barragem de terra, reta, sob o Rio Juá, com cerca de 220m. de comprimento e 11m de altura. A represa com uma área de 1.680m² perímetro de 8.000m, comporta aproximadamente 4,5 milhões de m³”. (Marques, 2006)


O açude do Papara construído no ano de 1900. 
Foto: Pedro Feitoza. Julho - 2015

 
Voltar ao Topo

© Maranguape Fotos 2014 - 2021. Todos os direitos reservados.
Criado por: Pedro Feitoza.
Distribuído por Blogger.