Com mais de 85 anos em atividade no transporte de passageiros, a Empresa São Paulo é uma das empresas mais antigas em atividade no Brasil, sendo a mais antiga do Ceará sob a direção de uma única família. Tudo começou ainda no final da década de 1920, quando seu fundador, Anastácio Braga, começou a linha regular ligando a capital ao município do historiador Capistrano de Abreu e do humorista Chico Anysio.
Anastácio Braga, conhecido como “Tácio Braga”, nasceu em
3 de setembro de 1900 na pequena cidade de Maranguape, onde logo aos 21 anos de
idade, formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará - UFC.
Considerado um dos pioneiros a manter a linha Fortaleza/ Maranguape, colocou o
primeiro ônibus da Empresa em circulação no dia 12 de junho de 1928.
Apesar das dificuldades de rodagem da época, a empresa de Tácio já aumentava a frota para 04 veículos logo no primeiro ano de atuação. Naquela época, a empresa ainda não havia sido registrada, mas já usava nome fantasia de “Empreza São Paulo”.
Em 1936, além da São Paulo, a empresa Cirino também começa a operar na linha Fortaleza/ Maranguape, porém, por volta de 1938, as duas empresas deixam de competir quando realizam uma parceria. Na época, um serviço comum entre as empresas de ônibus, era o transporte de encomendas e mercadorias para os lugarejos vizinhos.
Acervo Cepimar |
Diariamente, as duas empresas realizavam o transporte de pessoas e encomendas entre Fortaleza e Maranguape. Durante a semana, seis horários partiam nos dois sentidos. Aos sábados e domingos, a freqüência era maior, com cerca de 8 horários a cada dia.
Além das péssimas condições das estradas, outra dificuldade surge no começo da década de 1940. Com a segunda guerra mundial, os veículos são adaptados à gasogênio devido à falta de combustível, alternativa adotada por empresas da época. Verdadeiros possantes foram construídos para não deixar a população sem transporte.
Na época, havia um trem diário que realizava o percurso em aproximadamente 1h e meia, a partir da estação central de Fortaleza. Ao chegar em Maracanaú, o trem seguia por um ramal de 7,2 km de extensão, que durou até 1963 quando os trilhos do ramal foram arrancados.
Além das péssimas condições das estradas, outra dificuldade surge no começo da década de 1940. Com a segunda guerra mundial, os veículos são adaptados à gasogênio devido à falta de combustível, alternativa adotada por empresas da época. Verdadeiros possantes foram construídos para não deixar a população sem transporte.
Na época, havia um trem diário que realizava o percurso em aproximadamente 1h e meia, a partir da estação central de Fortaleza. Ao chegar em Maracanaú, o trem seguia por um ramal de 7,2 km de extensão, que durou até 1963 quando os trilhos do ramal foram arrancados.
Ônibus com motor Mercedes-Benz 1959 |
Mesmo com a escassez do petróleo, em junho de 1944, a
Empresa São Paulo inaugura um veículo movido à gasolina. Mais confortável, o
ônibus tinha capacidade para 54 passageiros, porém, as condições das estradas
ainda não ajudavam.
A extinta Viação Maranguape surge no final da década de 1940, onde também passa a atuar interligando as duas cidades. Durante a década de 1950, mais veículos passam a atender os passageiros que transitavam entre as cidades, somente aos domingos, mais de 15 horários partiam nos dois sentidos.
Anastácio Braga casou-se com D. Alacy Ferreira em 1953, e passa a administrar a empresa ao lado de sua companheira, que no ano seguinte, em janeiro de 1954, é oficialmente registrada como Empresa São Paulo, sendo firma individual do seu fundador Anastácio Mendes Braga.
A extinta Viação Maranguape surge no final da década de 1940, onde também passa a atuar interligando as duas cidades. Durante a década de 1950, mais veículos passam a atender os passageiros que transitavam entre as cidades, somente aos domingos, mais de 15 horários partiam nos dois sentidos.
Anastácio Braga casou-se com D. Alacy Ferreira em 1953, e passa a administrar a empresa ao lado de sua companheira, que no ano seguinte, em janeiro de 1954, é oficialmente registrada como Empresa São Paulo, sendo firma individual do seu fundador Anastácio Mendes Braga.
Acervo Cepimar |
Em 1960, anuncia a aquisição de um novo ônibus Mercedes-Benz:
“A direção da Empresa São Paulo, que faz a linha de Maranguape, acaba de nos
comunicar que o proprietário daquela autoviária, Dr. Anastácio Mendes Braga vem
de comprar para melhor servir aos maranguapenses um moderníssimo ônibus
“Mercedes Benz” com belíssima e confortável carroceria fabricada no sul do
País. A aquisição faz parte das medidas do Dr. Anastácio no sentido de sua
empresa, mais conforto”. (Jornal Gazeta de Notícias - 20/04/1960)
Ônibus com carroceria Carbrasa 1969 |
A partir da década de 1970, a linha Fortaleza/Maranguape
passa a ser operada pelas Empresas São Paulo e Viação Penha. Em 1974, a Divisão
de Transportes Intermunicipais do DETRAN passa a fiscalizar os ônibus que
serviam a linha de Maranguape, trabalho antes realizado pelo DAER.
Em 1976 foi constituída a sociedade Empresa São Paulo Ltda., passando a ter entre os sócios, além do fundador Tácio Braga, a esposa Alacy Ferreira Braga e filhos.
Em 1976 foi constituída a sociedade Empresa São Paulo Ltda., passando a ter entre os sócios, além do fundador Tácio Braga, a esposa Alacy Ferreira Braga e filhos.
Ônibus modelo Itaipú na Praça da Estação, Fortaleza |
Para oferecer maior conforto e rapidez nas viagens,
surgem os ônibus expressos em alguns dos principais horários da linha. Na
década de 1980 a Empresa moderniza consideravelmente sua frota.
Frota de ônibus na Garagem da Empresa - Maranguape - 1991 |
A São Paulo já havia padronizado toda sua frota com veículos Mercedes-Benz, e
adquire o seu primeiro ônibus Volvo em 1992, um modelo Padron Rio de prefixo
37. Mais tarde, em 1995, adquire o chassi Ford, mas a preferência mantém-se
pelos motores Mercedes-Benz.
Acervo Fortalbus |
Inspirado nas serras de Maranguape, a São Paulo desenvolve em 1995 uma nova identidade visual, inaugurada num luxuoso Paradiso GV1150 com motor Volvo. Veículos rodoviários com ar condicionado e carroceria Marcopolo são incorporados à frota de ônibus executivos.
Acervo Cepimar/ Empresa São Paulo |
A pintura marca a entrada da empresa no segmento de fretamento, excursões e transporte de funcionários. O visual chega à frota urbana no ano seguinte.
Sazonalmente, os veículos rodoviários eram escalados para
a linha Fortaleza/Maranguape, realizando o percurso de modo expresso. Em 2000,
adquire o primeiro urbano equipado com ar condicionado e poltronas
semi-urbanas, um modelo Viale de prefixo 53. A partir de 2002 a empresa passa a
incluir microônibus à frota.
Ônibus urbano com ar condicionado - 2000 |
Além da sua principal linha metropolitana
Fortaleza/Maranguape, a São Paulo também atua na linha municipal Papara/Centro
e na metropolitana Parque Luzardo Viana (Maracanaú)/ Centro (Maranguape).
O pioneiro e fundador da empresa, Anastácio Braga, é homenageado em 2003 nos vales-transportes da série Memórias, do Sindiônibus. Naquele ano, então com uma frota de 20 ônibus, sua sede em Maranguape passa a ter a rua José Fernandes Vieira, 20, como endereço oficial de sua garagem.
Em agosto de 2004, D. Alacy Ferreira, carinhosamente conhecida como Dona Lalá, vem a falecer, deixando com seus descendentes o controle da mais antiga companhia de transporte em atividade no Ceará.
O pioneiro e fundador da empresa, Anastácio Braga, é homenageado em 2003 nos vales-transportes da série Memórias, do Sindiônibus. Naquele ano, então com uma frota de 20 ônibus, sua sede em Maranguape passa a ter a rua José Fernandes Vieira, 20, como endereço oficial de sua garagem.
Em agosto de 2004, D. Alacy Ferreira, carinhosamente conhecida como Dona Lalá, vem a falecer, deixando com seus descendentes o controle da mais antiga companhia de transporte em atividade no Ceará.
Ônibus executivo da Empresa São Paulo - Maranguape/CE |
Um ano após sua morte, o Sindiônibus homenageia a
seriedade e a competência de D. Lalá durante o período em que se manteve no
comando dos negócios.
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Ônibus da Empresa São Paulo - Maranguape/CE |
Graças à dedicação dos seus criadores, a Empresa São Paulo superou as marcas do tempo e evolui estreitando sua ligação com os Maranguapenses. Transportando gerações em quase 86 anos de atividade, o pioneirismo desta tradicional Empresa é motivo de orgulho para o transporte coletivo do Ceará.
Créditos: Fortalbus
Postagem original no site acima. Deixo meus parabéns ao autor pela coleta de informações. Abraço aos busólogos que nos ajudam com materiais para o nosso projeto.
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