quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rádio Iracema de Maranguape

Rádio Iracema de Maranguape

A invenção de Guglielmo Marconi se mantém até hoje como um dos mais importantes fenômenos de comunicação. O rádio sobreviveu ao aparecimento da televisão e a todos os desdobramentos que a tecnologia empreendeu a partir dela, como o videocassete e o DVD, continuando como grande formador de opinião.

A primeira estação de rádio do Brasil, a Rádio sociedade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1923 por Edgar Roquette Pinto e Henry Morize.

A primeira estação de rádio do Ceará foi a Ceará Rádio Clube, fundada em 1934 por João Demétrio Dummar, um sírio admiravelmente empreendedor que marcou época em nosso Estado.

Quando a Ceará Rádio Clube começou a funcionar, houve uma espécie de revolução em Fortaleza, todos querendo ter em seu lar um aparelho receptor. Ter um rádio significava entrar no rol dos que usufruíam de uma bela conquista da ciência, um beneficiário do progresso. Mas não era fácil. Rádio era um objeto caro que poucos, no início, podiam possuir.

Nas cidades do interior, a casa que tinha um rádio passava a ser uma referência de importância para os habitantes, provocando inveja e, inclusive, um grande afluxo de pessoas que ficavam no “sereno” (na calçada), tentando ouvir as músicas e as locuções que saiam da misteriosa caixinha.

Em Maranguape, o primeiro aparelho, possivelmente um rádio de galena, alimentado à bateria, foi adquirido por Armando Correia, antes da inauguração da Ceará Rádio Clube. A recepção era precária e só melhorava depois das 22 horas. Antes disso, só ruídos provocados pela estática.

As estações captadas eram, principalmente, do exterior, com transmissões em inglês, de modo que apenas as músicas podiam ser aproveitadas pelo grupo seleto de amigos do dono da casa. Os outros, que não privavam da intimidade da Família Correia, se aglutinavam na calçada, no “sereno” que lhe sobrava.

Embora a iluminação pública encerrasse às 22 horas, “Armando e seus amigos, valendo-se da trégua que a estática lhes concedia, à medida que a noite avançava tomando o rumo da madrugada, usando velas ou as conhecidas lâmpadas a gasolina da marca ‘Titus’, ao pé do rádio, escutavam com mais sossego as músicas que lhes chegavam nas asas das tais ondas hertzianas.” (Manual turístico da FITEC, baseado em informações de Evandro de Holanda Carneiro).

A Rádio Iracema de Fortaleza foi a segunda emissora do Ceará, fundada em 1948 pelos irmãos Flávio e José Parente e pelo advogado José Josino da Costa. Adotando uma política de expansão, os irmãos Parente levaram a rádio ao interior, fundando emissoras em várias cidades. Em 1951 inauguraram a Rádio Iracema de Juazeiro; em 1952, a Rádio Iracema de Sobral e, em seguida, a Rádio Iracema de Iguatu.

No dia 17 de janeiro de 1957, a Rede Iracemista de Emissoras do Ceará adquiriu em Maranguape, de dona Laura de Oliveira Nogueira, um terreno para construir um prédio para a nova filial.

Em 19 de fevereiro de 1959, a Rádio Iracema de Maranguape é autorizada a entrar no ar, em caráter experimental, de zero às seis horas da manhã. 

Rádio Iracema de Maranguape situada na Avenida Dr. Stênio Gomes
Dr. Alfredo Marques, Presidente da Rádio
Colaboradores da rádio
Relatos da locutora Cândida Lima Carneiro


No dia 15 de agosto de 1959, é festivamente inaugurada a Rádio Iracema de Maranguape, ZYH 33, estação de onda média, em 1580 kilociclos.

A programação de inauguração foi vasta e repleta de atrações, constando, além de musicais, de crônicas sobre a história da cidade e homenageando a Capistrano de Abreu, o mais ilustre dos maranguapenses.


Fonte: Livro "Maranguape" de Juarez Leitão.

Colaboração: Lairton Bezerra

Comente com o Facebook:

 
Voltar ao Topo

© Maranguape Fotos 2014 - 2021. Todos os direitos reservados.
Criado por: Pedro Feitoza.
Distribuído por Blogger.