domingo, 14 de dezembro de 2014

José Bonifácio Câmara



José Bonifácio Câmara (1921 – 2003)
Um dos maiores colecionadores de livros do país, conseguiu montar uma biblioteca com cerca de 12 mil volumes (são mais de 7 mil títulos, a maioria duplicados) escritos por cearenses ou sobre o Ceará.

Pertencia a uma das mais tradicionais famílias de Maranguape, sendo filho de José Bonifácio Câmara Júnior e Joaquina Montenegro Gomes Câmara.

Sr. José Bonifácio Câmara em visita ao prédio que leva seu nome.

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na turma de 1944, pela Faculdade de Direito do Ceará.

José Bonifácio Câmara era um apaixonado por livros e pelo Ceará. Sua famosa biblioteca, instalada em sua casa no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, mantinha o maior acervo literário sobre o nosso estado. Alguns exemplares de sua coleção eram peças raríssimas. E essa biblioteca particular estava sempre aberta para pesquisadores, estudantes, escritores e quem necessitasse coletar informações sobre nossa economia, política, literatura e costumes.

Antes de se dedicar a colher e guardar a memória do Ceará, Câmara atuou em diversos cargos públicos, destacando os de chefe de gabinete do prefeito Paulo Cabral (de Fortaleza) e depois do Ministro da Justiça, Armando Falcão. Foi procurador Geral, Presidente do Instituto dos Marítimos e Delegado do Brasil na Assembleia Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.

Recebeu muitas medalhas, comendas e condecorações, dentre elas a “Ordem de Rio Branco” e o troféu Sereia de Ouro em 1996.
Jornalista e memorialista foi detentor de vastos conhecimentos, principalmente sobre a História do Ceará e de sua terra natal, Maranguape.

Era um homem cortês, sereno, de temperamento agregador, qualidades que o ajudaram a constituir um grande numero de amigos e admiradores.

Foi casado com Terezinha Monte Coelho Câmara, natural de Sobral, com quem teve cinco filhos. 

Sua biblioteca foi adquirida, parte pelo Governo do Estado do Ceará, e a outra metade por outro notável bibliófilo cearense, o Dr. José Augusto Bezerra, proprietário de uma das maiores bibliotecas particulares do Brasil.

Ex-Prefeito Marcelo Silva e Sr. José Bonifácio Câmara

Sr. José Bonifácio Câmara em visita ao prédio que leva seu nome.

Faleceu, vítima de câncer, no Rio de Janeiro, onde residia. Seu sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista.

Fonte: Livro "Maranguape" de Juarez Leitão.

Comente com o Facebook:

 
Voltar ao Topo

© Maranguape Fotos 2014 - 2021. Todos os direitos reservados.
Criado por: Pedro Feitoza.
Distribuído por Blogger.